domingo, 14 de dezembro de 2014

12/5 09 2014

PICOS DA EUROPA...mais uma vez!

Pensada para Abril adiada depois para Junho finalmente foi em Setembro. Decidido o arranque dia onze, ou seja na véspera o que não foi nada fácil para preparar a logística no mesmo sentido em que ao mesmo tempo os deveres profissionais imperavam.
Tudo conciliado depois de muita correria ás vinte horas pareceu-nos que já haveria condições para avançar já com atraso quase de um dia.  Mas estava decidido que não haviam mais adiamentos. Rotas traçadas, a vagoneta carregada estômago aconchegado é hora de iniciar a nossa aventura rumo aos Picos da Europa estávamos no dia 13 de Setembro iniciada a partida 01h11.

Teríamos cinco minutos de viagem quando se houve um bipe de alarme e uma luz laranja se acende no quadrante da vagonete....no meio da tanta correria o dia todo tinha de esquecer alguma coisa encher o depósito de combustível...de mal o menos.

Tinha decido  como vai sendo hábito não utilizar estradas pagas "abaixo as auto estradas" e estaria previsto a chegada a Sotres para pouco depois do nascimento do Sol.

por alturas de Palácios de Sanábria (N-525) viramos á esquerda pela ZA-125 para Espadanedo, Castrocontrigo, La Baneza para Santa Maria Del Páramo pela CL-622 depois pela CL-621 para Villamañan, N-630 até Villalobar viramos á direita por uma estrada que nos levou até á LE-512 Villanueva da las Manzanas e um pouco mais á frente Mansilla de las Mulas (aqui costumamos parar para comer, tem um excelente restaurante mas não era tempo) aqui apanhamos uma padaria aberta onde confortamos o estômago com pão acabado de sair do forno e uma malga de café com leite.

Quando se saiu da vagoneta sentiu-se frio e muita humidade  e pela primeira vez ao longe na direcção dos Picos, relâmpagos não de quem estava a tirar fotografias mas trovoada. E foi primeiro só a ver os relâmpagos ao longe que depois a chuva e trovoada se fez notar no percurso até Riaño pela N-625

Riaño uma das portas de entrada para os Picos. Daqui continuamos pela N-625 estrada magnifica já de montanha até Cangas de Onís sempre tendo por companhia nevoeiro e chuva. Com esta climatologia é  claro que o tempo de viagem alongou em relação á previsão e mesmo eu  fui equacionando novo mapa de actividades previstas pois com o tempo que estava não iria certamente sozinho com a Margarida. Decidimos que íamos passear/conhecer aldeias de montanha. assim fizemos e Berodia/Inguanzoe conhecemos/divertirmos-nos.

Ficamos em Cabrales para descansar, eu já não o fazia á quarenta e oito horas.

Manhã com tempo agradável e rapidamente decidimos iniciar a actividade prevista que era:
 - Sotres a Refugio Urriello (aclimatar/descansar)
 - Refugio Urriello/Refugio Germoso com aproximação a Palanca...

Iniciada a actividade seriam dez horas da manhã começou a subida que até La Terenosa foi um pouco penoso o trecho que consideraria mais fácil mas há coisas e coisas e outras coisas...

De La Terenosa a Collado Vallejo a progressão foi razoável mas de Collado Vallejo até ao refugio a coisa complicou. Notava-se muita humidade no ar e temperatura elevada o que para nós é muito complicado em montanha. Na zona dos ss parávamos com frequência e a Margarida estava com  cara de algum sofrimento mas chegamos...só demoramos o dobro do tempo necessário, mas chegamos e foi isso que nos fez ficar bem.

Comemos/bebemos/descansamos e saímos do refugio para dar um pequeno passeio de final de dia, mas tivemos de regressar devido a uma tremenda tempestade eléctrica que se abateu no local com alguma chuva.

A Margarida não podia continuar a actividade devido a surpresas fisiológicas surgidas no final da tarde e também não fosse isso as condições do meteo não aconselhavam a que só os dois a fizéssemos.

Haveria mais para contar desde pessoas que quando começou a tempestade estavam já no topo do Pico Urriello a uma alpinista a 40 metros do topo a gritar com o companheiro já no topo dizendo que não tinha mais forças ao que ele respondia "força não vais ficar ai, vamos força."..ficam as fotos algumas.
















































































































































































































































































































































Para a próxima saída para os Picos...Cordinales... Jermoso e Palanca...tem de ser...2015.
Alguém para se juntar a nós...

Nenhum comentário: