domingo, 15 de outubro de 2017


30 09 2017
Uma obsessão, é sempre uma obsessão e uma das minhas obsessões no que se refere a lugares a visitar é/foi  Absedo...um belo lugar de montanha e claramente, Gêres.
Havia da minha parte um certo receio por me terem dito que uma subida seria muito difícil...blá...blá....blá...mas era hoje o dia eu e a minha companheira habitual de montanha já tinha-mos  combinado a actividade,  juntando-se  a Maria o Geraldo e o Zé.
Começa-mos a actividade com meia hora de atraso mas bem-dispostos. Subida do caminho/estradão...pedra rolando sobre pedra um bom exercício de aquecimento aos tornozelos...mas aquele vale é encantador.
Desvio à direita para a subida, a tal que me tinham dito, difícil e perigosa...nada disso...nem difícil nem perigosa no ritmo de cada um faz-se muito bem nada de difícil nem perigoso embora um dos companheiros de jornada aqui e ali eu notava-lhe ter certas dificuldades.
Chegados ao topo fizemos o percurso até ao meu prémio, a chegada ao tão desejado Abesedo mas não sem antes vermos as gravuras rupestres, estas mostradas, indicadas, pela orgulhosa Orquídea.
Absedo nas minhas previsões a hora de chegada seria para as 13h...eram 14h30m...almoçamos/descansamos um bom bocado sendo que pelas 15h15m  retomamos a marcha tendo eu e só para mim concluído que haveríamos de chegar já noite se o ritmo se mantivesse...mas não o comuniquei para não entrarem logo em tenção...
“...e digo eu que quantos vamos para a montanha e sobretudo um percurso destes, todos, todos deveremos saber o grau de dificuldade e sabermos se estamos em condições de acompanhar o grupo de modo a não poder a vir causar embaraços a todos, ter o espirito de equipa não de abandono mas de entre ajuda e cooperação para a menos difícil superação de possíveis dificuldades de algum elemento/elementos...”

O que aconteceu a partir daqui não foi nada fácil ter de gerir... um elemento começa a entrar em pânico e a tentar contactar alguém para vir socorrer... outro sempre distraído com as fotos e a sair do grupo o que nos fazia perder tempo á espera que aparecesse, outro elemento não sabia se haveria de ficar perto de mim ou de outros e um outro que no fundo seria o principal problema... ter de guiar o grupo, encontrar uma descida que eu sabia onde era mas tinha que a encontrar quando estava a encontrar a descida ter de voltar para trás porque deixaram um elemento sozinho que já mal se mexia e que pedia para não o deixarem ali...não é fácil...no meio de tudo isto eu só tinha uma coisa a fazer que era passar tranquilidade, calma...e lá efectuamos a descida até á estrada onde chegamos por volta das dez da noite, todos bem...

Como beleza foi a mais bela caminhada que eu fiz em Portugal

Como em tudo na vida há sempre ensinamentos a guardar, eu guardei  os meus.

...e vemo-nos ai por esses caminhos...

As fotos da actividade...para as ver em tamanho maior clicar numa...
Photos de l'activité ... pour les voir en taille réelle cliquez sur un...
Photos of the activity ... to see them in full size click on a...

                           



















































































































































































Nenhum comentário: