domingo, 8 de dezembro de 2013

Vilar de Perdizes



Com “Vamos Ali” fomos a Vilar de Perdizes.

Chegados a Vilar de Perdizes começamos par passear  na aldeia para com calma, registar instantes e conhece-la...cedo era, e havia que aproveitar o tempo já que a previsão de cumprimento de horários era um pouco remota.

Estávamos perto de um café quando chegou uma pick-up, saiu de dentro um casal que deu os bons dias e perguntou se estávamos ali para  a caminhada, tendo sido a resposta afirmativa, com toda a simpatia informou que a caravana estava a sair de Montalegre naquele momento.  Minutos mais tarde fiquei a saber que era o Sr. Domingos e a Srª Sua esposa D. Mimi.

Finalmente chegaram, tendo estacionado ao meu lado a viatura conduzida pelo mentor deste evento, Daniel Cruz,  “GalgaMontanhas”.   

Cumprimentos naturais, iniciado o roteiro. Capela da Senhora das Neves inicialmente no seu exterior explicações do Sr. Domingos e depois juntando-se ao grupo o Padre Fontes, após ter cumprido  as suas funções numas exéquias fúnebres. Sorvemos com imensa atenção cada sílaba das suas palavras, da sua partilha, da entrega do seu tanto saber...

Seguimos para o Paço ou Solar do Morgado onde se ficou a saber pelo nosso anfitrião Padre Fontes da existência da botica [farmácia de então], a pousada ou hospital que outrora dava apoio aos Peregrinos que rumavam para Santiago de Compostela.

Andados mais alguns metros chegamos ao Forno do Povo e mais uma lição de história com muito pormenor do Padre Fontes.

O tempo passava no seu tempo embora esse tempo neste dia passasse  a dobrar.

E por questões de tempo iniciamos a Rota dos Contrabandistas. Neste percurso de tudo houve, história, histórias, botânica...

Primeira paragem para reagrupar e dissertar sobre Arte Rupestre no Penedo do Caparinho sendo o professor, sempre, Padre Fontes.

Outra etapa até um Lagar escavado na rocha, seguindo-se o Rio Assureira no sítio das Olas onde a água desaparece voltando a aparecer mais á frente.

Mais alguns minutos de caminhada chegamos ao Terreiro de Santa Marinha para aí termos o almoço e convívio.

Regresso com o grupo mais espaçado de tal forma que eu e Margarida quando demos por nós entramos em Vilar de Perdizes sozinhos e chegados ao local das viaturas só estas lá estavam...as fotos e mais alguns comentários!




 
Sr. Domingos
                                                                         Agrupar





                        Pinturas do terceiro quartel do século XVI que estiveram escondidas atrás de retábulos alguns                               séculos







...no forno...


































                                                 ...caminhada?  Só se vê comida...






                                              Bolo? Teve bolo...aniversário....

                                                                            https://lh4.googleusercontent.com/WraGMR_yNyU2qyunpohCdws3H78tiGtifH6-oNYEm9s=s75-p


                                                      Espumante....caseiro....turiga nacional...mono casta...

                                                 A virtude está no meio...será?.....





























































































Nenhum comentário: